sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bom Bordeaux


Ai está o dono da rolha do último post, um legítimo Francês cujo rótulo, no detalhe abaixo, confirma: "situado à 70 km ao leste da cidade de Bordeaux". Esses vinhos têm esse nome de "Bordeaux" devido a região em que a uva é plantada e o vinho industrializado. Há algumas subdivisões que, originalmente, serviam para especificar o local de fabricação. Com o tempo e a fama desses vinhos, outros locais passaram a produzir a bebida e chamá-la pelo mesmo nome. Então, claro, leis impediram isso e apenas os produtos da região de Bordeaux podem receber esse nome (e agregar mais esse valor ao rótulo legalizado).

Esse vinho da imagem acima é feito com uma mistura das uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cujas proporções não são especificadas. Alguns vinhos trazem no rótulo a proporção, mas esse não. Tipo fórmula da Coca-Cola, sabe? Mas o barato em saber isso é entender como a mistura de uvas pode deixar a bebida tão diferente em sabor graças ao trabalho do enólogo, profissional responsável pela fabricação do vinho.

SABOR E COR - O líquido dessa garrafa não tem um vermelho tão intenso, parece meio opaco e sem vida. E é uma coloração que já me agrada, pois tenho notado que são mais suaves no sabor e, se não forem muito reservado (curtido nos barris) mantém uma graduação alcoólica mais alta. Os vinhos de cores vívidas, pelo que me lembro das garrafas que abri, têm sido os que tenho notado um gosto muito forte de química. Particularmente eu prefiro os vinhos com graduação alcoólica acima de 13% e esse, com 0,5% a mais do que isso, trouxe uma boa satisfação. É um vinho bem suave no paladar e desceu bem até com chocolate amargo com casca de laranja. Depois do gole, permanece na boca a sensação da uva e das suas características por um tempinho razoável.


Dei uma olhada pela net pra saber um pouco mais do produtor e fiquei surpreso com as descrições (como em tantas outras vezes), que dizia que tem: "aroma de madeira, ervas, cassis e especiarias. Na boca é tânico, tem acidez correta e final longo". Incrível isso, não? Um vinho tem tantas qualidades que sequer é necessário se falar em uva... - "É um vinho cujo aroma lembra Uva". Ficarei surpreso quando ler algo assim. Comprarei mais para as festividades do final de ano.

ONDE, QUANTO?
Pão-de-Açúcar
R$38 (está em promoção, estava por cerca de R$50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Como a ideia é discutir e trocar informações, sua opinião é bem-vinda.